terça-feira, 26 de março de 2013

Ekoaboka


O livro desse post é o Ekoaboka, de Ana Gibson, Anna Claudia Ramos, Isabella Barbosa, Isabella Massa e Myryan Coelho (Quantas escritoras!). Ele conta a história de uma família que foi viajar para a floresta Amazônica. Essa família é composta por 5 pessoas, a Marina, que é a mãe, o Leo, que é o pai e Chantal, Txai e Alex, que são os filhos. Há também nessa história o Babalôo, que é amigo de Leo. Babalôo e Leo viajaram para a floresta Amazônica para descobrir a fórmula de uma vacina contra a malária. Como não tinham um prazo determinado para a volta, já que faltava alguma coisa para a vacina, mas eles não sabiam o que, Leo decidiu chamar a sua família para passar as férias na floresta Amazônica, junto com ele e Babu (Apelido de Babalôo). Foram então, todos passar as férias na floresta. Chantal é uma menina vaidosa, “nojentinha”. A princípio não gostou da viagem, e até contava os dias para voltar, mas depois que conheceu Catu, um índio da aldeia Abakêbyra tudo mudou. Ela não queria mais voltar.

Por um lado ela apaixonada pelo Catu, e pelo outro a mãe de Catu, que não queria de jeito nenhum que o filho se fosse, já que Tupã, o deus dos Abakêbyra comunicou-a de que algum dia, alguém virá de fora e lhe tomará Catu. Ela sabia que essa pessoa era Chantal, e fez de tudo para lhe manter longe de Catu. Certo dia, Tupã levou a mãe de Catu a um campo cheio de flores coloridas e ordenou que ela pegasse as flores marrons e entregasse para a família de Chantal. Ela pensou: Não pode ser! Não vou fazer nenhuma gentileza à família de quem levará o meu filho embora!
No final do livro, a mãe de Catu resolve, finalmente, entregar as flores à família de Chantal. Leo e Babu descobrem que as flores eram o que faltava para a vacina conta a malária, e decidiram voltar. Alex gostou muito da tribo indígena, a ponto de comemorar o seu aniversário de 18 anos como um índio da aldeia Abakêbyra comemora, então, Alex decidiu ficar. Catu foi ao aeroporto levar Chantal, Txai, Marina e Leo. Ficou impressionado com tudo que viu e sentiu. O cheiro da cidade, era um cheiro ruim. As escadas rolantes, muitas pessoas, tudo que ele encontrou de diferente. Catu, Alex e Babu então, se despedem da família, com muita tristeza.
Chantal fica muito triste, e vai escrevendo um diário no avião. Nesse diário ela conta tudo o que sente, e pretende voltar para a floresta Amazônica para rever Catu.
Fiquei muito surpresa com isso, imagina, ela no começo era toda "nojentinha", e contava os dias para voltar para a casa, agora conta os dias para rever Catu. 


Eu recomendo a leitura desse livro, apesar dele ser um pouco chato no início. No final ele é bem legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário