terça-feira, 6 de agosto de 2013

Uma grande aventura (Dom Quixote)

A leitura desse livro pode ser um tanto tediosa pela linguagem em que o livro foi escrito, que é bem antiga e cheia de palavras que não conhecemos, mas a história continua sendo bem criativa, e com certeza ficaremos felizes ao ler um clássico da literatura.
Escrita por Miguel de Cervantes, é muitas vezes considerada o primeiro romance moderno. Além de ser um clássico da leitura, também é considerado um dos melhores romances já escritos.
Miguel de Cervantes foi um importante poeta, dramaturgo e novelista espanhol. Nasceu na cidade espanhola de Alcalá de Henares. Cervantes morreu na cidade de Madri, em 22 de abril de 1616. Considerado um dos maiores escritores da literatura espanhola, destacou-se pela novela, mundialmente conhecida, Dom Quixote de La Mancha. Suas principais obras são “Dom Quixote de La Mancha”, “Oito comédias e oito entremezes nunca antes representados”, “A Numancia”, “O trato de Argel”, “Os trabalhos de Persiles e Sigismunda”, “O cerco de Numancia” (peça de teatro) e “O ciumento de Extremadura”.
Em sua versão brasileira, é publicado pela editora Scipione e tem 134 páginas.
O livro conta a história de um pobre homem que vivia em uma pequena aldeia na Espanha. Ninguém sabia ao exato seu nome, se ele se chamava Dom Quixada ou Dom Quesano. Esse homem lia muitos livros sobre cavalaria, e sonhava em se tornar um grande cavaleiro também. Um dia, resolveu levar isso um pouco mais a sério, então, começou a procurar armaduras e cavalos. Quando finalmente estava preparado, foi a cavalaria para ser armado cavaleiro. Com o passar da história, Dom Quixote arruma um escudeiro, o Sancho Pança, com quem vive muitas aventuras emocionantes. 

28 comentários:

  1. Olá, Luara.
    Adoro ler. Sou uma traça dos sebos na minha cidade.
    Leio de tudo, mas sou apaixonada por Agatha Christie.
    FB
    http://baudafilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li um livro da Agatha Christie, na verdade, incrivelmente nem a conhecia, mas vou procurá-los. Parecem ser bem interessantes! Ler é muito bom mesmo Maria Livia :)

      Excluir
  2. Nossa seu blog é muito interessante! Gostei! Parabéns!
    Bjos
    FB
    http://www.belezanomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. INTERESSANTE ESTE LIVRO QUERO LER ,GOSTO DE LIVROS COM HISTORIAS ASSIM DESAFIOS
    FB http://mulherfashioon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi histórias do Dom quixote, é bem legal.
    Não curto muito ler, leio poucas coisas...
    Beijos
    FB
    http://lilinail.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu possuo um livro com estórias de Dom Quixote, mas confesso que nunca me interessei. Mas gostei da resenha, talvez ele entre na minha próxima lista de metas.
    Beijos linda, FB
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Dom Quixote é realmente um livro muito interessante! Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Admiro seu goto pela leitura!!

    Tira verificação de palavras ??

    Mil beijus www.nossomosmoda.blogspot.com

    FB, caso queira trocar comentários todos dias me avisa lá no blog, Mil beijus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Viick. Eu tirei a verificação de palavras, é uma coisa muito chata, e nem sabia que estava ligada aqui, obrigada por avisar.
      Eu aviso lá sim se quiser trocar comentários. Beijos!

      Excluir
  8. Adoro Dom Quixote, já li o livro versão resumida, meu sonho é ler a versão original. s2
    Adorei o blog.
    Beijos.

    FB - wewantdreaming.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog linda!
    Kiss :*
    FB: http://crista-descolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. já ouvi muitas historias sobre dom quixote, mas nunca li o livro, fiquei um pouco curiosa pra ler, mas só de voce ter falado que a leitura é tediosa, me desanimei :/ Livro pra mim tem que ser daqueles que prendem a atenção do inicio ao fim.
    beijos, fb - alemdos4olhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim pela linguagem em que é escrito, tem muitas palavras que nunca ouvi na vida. Há trechos totalmente compreensíveis, mas esses trechos em que há muitas palavras difíceis realmente deixam a leitura um pouco tediosa de acordo com a minha opinião. Pode ser que, como você é mais velha que eu conheça essas palavras e tenha uma boa leitura. Não custa tentar ;)

      Excluir
  11. O bom e velho Dom Quixote , eu não acho tediosa , gostei bastante estava até pensando em reler rs
    Parabens pelo blog
    FB
    BEIJOCAS DA DIVA
    http://missdivath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tediosa para mim, que toda hora tinha que procurar uma palavra no dicionário por que desconhecia totalmente a sua existência, mas a história é sim muito legal, só foi difícil para ler. Beijos :)

      Excluir
  12. Nossa!! Eu não conhecia nem a historia nem o livro :) Deve ser muito legal :>
    Beijos, FB..
    http://net-diariodeumaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim legal, mas é um pouco difícil de ler, pelo vocabulário da época em que foi escrito, mesmo assim é muito legal!

      Excluir
  13. muito legal a indicação .... temos que ler mais a literatura pois quando lemos .. aprendemos muito mais ... bjus fb... http://blogeutebusco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu já ouvi a Historia , mas nunca li , esse livro mais velho , as linguagem é bem diferentes temos que ficar procurando o significado .
    Fb : http://divasuper-vaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, por isso achei um pouco complicada a leitura, mas o livro é bem legal.

      Excluir
  15. Oi, Luara! Que legal, Dom Quixote! Na estante aqui de casa tem a versão completa, são dois volumes, mas acho que ainda vai demorar para eu poder encarar. Vou seguir sua sugestão e ler essa adaptação. Obrigado pela dica! Parabéns, seu blog está cada vez melhor! Heitor

    ResponderExcluir